Investimento em Projetos de Energia Renovável em Mercados Emergentes Gera Retornos Mais Elevados

eng-logo.png English

A página de notícias sobre energias renováveis Clean Technica reporta que investimentos em projetos de energias renováveis em mercados emergentes rendem mais. Leia o artigo completo aqui: Renewable Energy Project Investment In Emerging Markets Yields Higher Returns

Investir em projetos de energia renovável em mercados emergentes tem retornos que são, em média, 28% maiores do que na Europa ou na América do Norte.

As descobertas fazem parte do recém-lançado Mercatus Global Advanced Energy Insights Report Volume IV, publicado pela Mercatus, empresa de software baseada em nuvem, que oferece software para ajudar a avaliar digitalmente as ofertas de energia renovável. O relatório baseia-se em dados de projetos de energia em vários estágios de desenvolvimento gerenciados na Plataforma de Gerenciamento de Investimentos Energéticos da Mercatus em 2015. Especificamente, as taxas internas de retorno para projetos de energia renovável nos países em desenvolvimento são 28% Europa e América do Norte.

“Pode ser hora de repensar a famosa fórmula de J. Paul Getty para o sucesso: levantar cedo, trabalhar duro, golpear o petróleo”, disse Haresh Patel, CEO da Mercatus. “Para os investidores de energia hoje, uma fórmula mais bem sucedida pode girar em torno de projetos de energia renovável, especialmente em mercados emergentes. Se houvesse um fundo negociado em bolsa (ETF) para esses projetos em desenvolvimento, acho que os investidores mais exigentes considerariam seriamente a compra de ações “.

Vários pontos-chave merecem ser retirados do relatório:

Em 2015, verificou-se um crescimento rápido para o desenvolvimento de tecnologias energéticas avançadas nos países em desenvolvimento, com o investimento nesses mercados correspondente ao dos países desenvolvidos pela primeira vez. Isso coincide com os números revelados em março pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que mostrou que, em 2015, os investimentos em energia renovável em países em desenvolvimento superaram os investimentos no mundo desenvolvido pela primeira vez. As economias em desenvolvimento e emergentes investiram um total de US $ 156 bilhões em energia renovável em 2015, enquanto os países desenvolvidos investiram US $ 130 bilhões.

Não é de surpreender, portanto, que a Mercatus conclua que “os mercados emergentes representam a maior fonte de crescimento da demanda por eletricidade e oportunidades crescentes de investimento para tecnologias avançadas de energia” a longo prazo.

Além disso, em uma escala maior, a Mercatus também descobriu que as empresas de energia estão se diversificando cada vez mais em tecnologias e geografia, proporcionando mais opções para os consumidores e minimizando riscos e capturando mais setores para eles.

Talvez o mais interessante dos resultados do novo relatório, no entanto, é o fato de que parece que as nações desenvolvidas estão mais interessadas em projetos solares de menor escala, enquanto os países em desenvolvimento estão buscando projetos solares de maior escala. O tamanho médio do projeto na Europa é de 3 MW, e na América do Norte 11 MW. No entanto, o tamanho médio do projeto na América do Sul é de 64 MW, em África é de 45 MW e 34 MW no Oriente Médio.

Isto não surpreende, dada a infra-estrutura de eletricidade existente nos países desenvolvidos – onde a energia renovável é uma fonte de eletricidade de transição. Nos países em desenvolvimento, contudo, a infra-estrutura elétrica não é tão arraigada e desenvolvida, o que significa que projetos de energia renovável de baixo custo não são apenas bons para o meio ambiente e metas climáticas nacionais, mas economicamente mais viáveis do que os tradicionais projetos de geração de combustíveis fósseis.

Anúncios

Um comentário sobre “Investimento em Projetos de Energia Renovável em Mercados Emergentes Gera Retornos Mais Elevados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s