Expansão do bioetanol e suas conseqüências

eng-logo.png English

A revista Tropical Conservation Science em um estudo pesquisa os efeitos da expansão da produção da cana de açúcar para a exportação e quais são as medidas para diminuir os efeitos no ecossistema da Mata Atlântica.

Este material e outros você acha nas nossas Sugestões de Revistas e Artigos!

Fig_1_cana_acucar_veiculos_alcool_ethanol

Bernard, E., Melo, F. P. L. and Pinto, S. R. R. 2011. Challenges and opportunities for biodiversity conservation in the Atlantic Forest in face of bioethanol expansion. Tropical Conservation Science Vol. 4(3):267-275. Available online: www.tropicalconservationscience.org or here.

O Brasil é o maior produtor mundial de etanol de cana de açúcar, uma alternativa à gasolina. Grandes empresas, incluindo companhias petrolíferas internacionais, estão atentas ao potencial do etanol brasileiro e estão investindo na produção e expansão das plantações de cana no país. O crescimento do mercado de etanol e o atendimento da sua demanda impõem alguns desafios conservacionistas ao Brasil. O mercado aponta para a expansão da área plantada com cana, mas isto poderá ser extremamente prejudicial à conservação do restante da biodiversidade da Floresta Atlântica brasileira. O impacto desta expansão será ainda mais severo nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a segunda maior região produtora de açúcar e etanol do país, e uma das porções mais ameaçadas de florestas tropicais do planeta (apenas 12% restante, ~ 1% legalmente protegido), com a maior parte dos fragmentos florestais menores que 100 ha e várias espécies endêmicas na iminência da extinção. Defendemos aqui que ao invés de expandir a área plantada, o aumento da produtividade deveria ser a solução mais lógica e ambientalmente correta para a região. Mais além, indicamos que o desafio atual é aumentar o número de empresas sucro-alcooleiras que adotem melhores práticas de gerenciamento ambiental e transformar estes programas em oportunidades reais para a restauração da biodiversidade e dos serviços ambientais em um ecossistema em eminente colapso. Recomendamos com veemência que as usinas de cana deveriam dar um passo além e, pelo menos, garantir a proteção dos habitats restantes além do que está estabelecido pela legislação ambiental atual.

Mata_Atlantica

Anúncios

2 comentários sobre “Expansão do bioetanol e suas conseqüências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s