Do lixo à rede elétrica: SP ganha a maior térmica verde da América Latina

eng-logo English

[este artigo foi publicado na Gazeta do Povo no dia 31/10/16, confere o artigo completo aqui]

Exemplo de uso do lixo para geração de energia, usina movida a biogás de aterro sanitário tem capacidade de fornecer eletricidade para cidade de até 300 mil habitantes.

Projeto  que transforma gás metano do lixo em energia elétrica custou R$ 100 milhões. | Com potencial de geração de 29,5 megawatts (MW) de energia limpa a partir de resíduos urbanos, a maior termelétrica movida a biogás da América Latina foi recém-inaugurada na região da grande São Paulo. A Termoverde, instalada no aterro sanitário do município de Caieiras, produz energia a partir do metano e desponta como importante reforço energético para a região. O custo total do projeto foi de R$ 100 milhões.

Construída pelo Grupo Solví em uma área de 15 mil m², a termelétrica gera 26 MW por hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. A instalação começou a ser construída em 2014 e obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para iniciar as operações em julho deste ano.

Segundo Carlos Bezerra, diretor da Termoverde Caieiras, a execução da usina de biogás só se tornou possível graças a alguns incentivos
governamentais que viabilizaram o projeto. “O desconto da Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) pela ANEEL; a isenção do PIS/COFINS /ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/10/31/Economia/Imagens/Futuro/aereaB.jpgpelo governo federal e ICMS pelo governo estadual possibilitaram a instalação. Mas ainda é pouco. É necessária uma política pública adequada de incentivo às energias renováveis para haver mais usinas como essas”.

 

 

[este artigo foi publicado na Gazeta do Povo no dia 31/10/16, confere o artigo completo aqui]

 

Anúncios

Um comentário sobre “Do lixo à rede elétrica: SP ganha a maior térmica verde da América Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s