Cronograma da Pesquisa

eng-logoEnglish logo-esp Español

Cronograma de implementação de bolsas estudos e missões de trabalho:

Cronograma-edital-universal

 

Implementação das missões de trabalho:

2014

  • Missão de trabalho Brasil-Cuba: 1 docente UTFPR que será o coordenador proponente (Christian Luiz da Silva) para discussão dos encaminhamentos do projeto e elaboração dos relatórios parciais – permanência: 30 dias (mês fevereiro e março 2014).
  • Missão de trabalho Cuba-Brasil: 1 docente UPR – Mayra Casas Vilardell permanência: 30 dias (mês abril 2014).

2015

  • Missão de trabalho Brasil-Cuba: 1 docente UTFPR que será o coordenador proponente (Christian Luiz da Silva) para discussão dos encaminhamentos do projeto e elaboração dos relatórios parciais – permanência: 30 dias (mês novembro e dezembro 2015).
  • Missão de trabalho Cuba-Brasil: 1 docente UPR – Mayra Casas Vilardell permanência: 30 dias (mês julho e agosto 2015).

As missões de trabalho serão realizadas no início e no final do projeto pelo coordenador proponente da UTFPR e pela instituição destino em Cuba. Todas envolverão a discussão sobre o projeto, alinhamento para as ações seguintes, detalhes sobre as missões de estudos e ações para alcançar as metas propostas. Toda missão de trabalho terá como produto um relatório de viagem que subsidiará o coordenador para elaboração dos relatórios parcial e final.

 

Implementação das missões de estudo:

2014

  • Missão de estudo Brasil-Cuba: 1 doutorando UTFPR – Nadia Solange S. Bassi (orientanda de Christian Luiz da Silva) – permanência: maio a outubro 2014).
  • Missão de estudo Cuba-Brasil: 1 pós-doutorando UPR- Dr. Alain Hernández Santoyo. – permanência: Julho a dezembro de 2014.

2015

  • Missão de estudo Cuba-Brasil: 1 doutorando UPR – Lic. Arielys Martinez Hernandez (orientanda de Mayra Casas Vilardell y Alain Hernández Santoyo) – permanência: janeiro a junho 2015.
  • Missão de estudo Brasil-Cuba: 1 doutorando UTFPR – Andréa de Souza (orientanda de Christian Luiz da Silva) – permanência: janeiro a julho de 2015.

 

As missões de ensino envolverão normalmente as seguintes etapas:

Antes da missão:

  • Proposição de um plano de trabalho pelo pesquisador em missão vinculando sua estadia no local de destino a partir da definição do foco da missão por linha de pesquisa e contribuição para a mesma;

Durante a missão:

  • Estudo dos contextos locais de trabalho e comparação com país de origem;
  • Alinhamento teórico com discussões em grupos de estudos e realização de palestra com o pesquisador em missão no formato de seminário;
  • Diagnóstico das aproximações teóricas e métodos de estudos utilizados;
  • Desenvolvimento de um texto para discussão em conjunto que servirá para proposição de artigo para ser encaminhado para congressos e revistas.

No retorno da missão:

  • Relatório da atividade pelo pesquisador visitante indicando o que havia sido proposto, o que foi realizado e quais as propostas de continuidade do trabalho.

Todos os pesquisadores envolvidos em missão contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa e publicação de artigos científicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s