Financiadores

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Os projetos de pesquisas ligados à Prospecção de Energias Renováveis, apresentados neste site, contam com o financiamento e apoio de algumas organizações públicas e privadas para o desenvolvimento da pesquisa.

 

utfpr

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma instituição federal brasileira, fundada em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes, e somente em 7 de outubro de 2005 tornou-se Universidade. No inicio ofertava somente cursos técnicos integrados. Com o passar dos anos, passou a ofertar cursos de nível superior, tais como: Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos e posteriormente formação para Mestrados e Doutorados em diversas áreas de conhecimento.

A UTFPR conta com treze campi no Estado do Paraná, nas cidades de: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa, Pato Branco, Toledo e Santa Helena.

A UTFPR tem como missão promover a educação de excelência através do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico. E tem como visão ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.

 

Universidad de Pinal de Rio

O desenvolvimento do ensino superior na província de Pinar del Río, está intimamente ligada à história da Universidade “Hermanos Saiz Montes de Oca,” herdeiro das melhores valores patrióticos e culturais de Cuba: berço da educação superior no província mais ocidental de Cuba. A Universidade Vueltabajo iniciou suas atividades em 16 de Novembro de 1952, embora não tenha sido formalizada. A 27 de janeiro de 1954 pelo Decreto-Lei 2027, oficializou a Universidade do Oeste “Rafael Morales e Gonzalez”, em março de 1955 eo início das atividades de ensino são anunciados. Desde os últimos dias de 1957, a Universidade vai entrar numa greve permanente até o triunfo da Revolução em janeiro de 1959.

Ensino Superior reabre na província com a Sede da Universidade de Pinar del Rio, que começou suas atividades educacionais em 20 de agosto de 1972, e foi oficializada pela Resolução n º 184/73 do Mistério da Educação da República de Cuba, a 14 de junho de 1973.

Em 1976, a sede da Universidade torna-se Centro Universitário de Pinar del Río, pela Lei n º 1307 de 29 de Julho de 1976, como uma instituição de transição até seu desenvolvimento permitir a sua adaptação a uma universidade.

Considerando o nível alcançado pelo Centro Universitário de Pinar del Río na gestão de seus processos de fundo, é decidida pelo Comitê Executivo do Conselho de Ministros Resolução n º 2765, de 22 de junho de 1994, para aprovar a transformação da esta instituição da Universidade de Pinar del Río, atribuída a MES. O impacto da Universidade e sua contribuição para a transformação da área de Pinar del Rio, tem sido um fator importante para o progresso do ensino superior neste período.

 

ppgte

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia – PPGTE, da UTFPR, foi criado em 1995, propondo-se a atuar no âmbito interdisciplinar, congregando docentes pesquisadores de diferentes áreas  do conhecimento: Letras, História, Sociologia, Engenharia, Física, Matemática, Psicologia, Educação, Artes, Design, Filosofia, Engenharias, Arquitetura, Direito, Meio ambiente – em torno das investigações que abrangem as interações entre Tecnologia e Sociedade. O PPGTE tem, ao longo desse período, aprofundado e amadurecido suas pesquisas, recebendo por parte do Comitê de Avaliação da CAPES, conceito 4 (quatro), demonstrando que se fortaleceu a cada ano que passou.

O Programa privilegia a pesquisa interdisciplinar como elemento articulador dos projetos, das linhas de investigação, das disciplinas e dos seminários que oferta. Para tanto, oferece ao aluno pesquisador um quadro de docentes oriundos de várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre o universo da tecnologia, procurando abordá-lo de forma multidisciplinar e não disciplinar.

 

capes

A Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual Capes) foi criada em 11 de julho de 1951, tem como objetivo assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país. A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação e também atua na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

 

cnpq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi criado em 1951, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Também atua na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

 

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